Seja bem-vindo(a) ao blog Etiopatogênese!

sábado, 19 de junho de 2010

Cascata da Coagulação

           A coagulação sanguínea é uma sequência complexa de reações químicas que resultam na formação de um coágulo de fibrina. É uma parte importante da hemostasia (o cessamento da perda de sangue de um vaso danificado), na qual a parede de vaso sanguíneo danificado é coberta por um coágulo de fibrina para parar a sangramento e ajudar a reparar o vaso danificado. Desordens na coagulação podem levar a um aumento no risco de hemorragia ou trombose e embolismo.

 Expondo Conceitos de Patologia
por uma consciência social ...



       A  Cascata de Coagulação se assemelha ao Desmoronameto, pois há uma série de eventos que o desencadei. Nos períodos em que o índice de chuvas aumenta, o solo torna-se mais pesado, tendendo ao desmoronamento em áreas de declive acentuado. Para impedir que isso aconteça, devem-se evitar o desmatamento e a ocupação das encostas. É necessário um planejamento antes da ocupação de terrenos (para construção de fábricas, casas, rodovias, etc.).

Postado por: Deiseane



Hemorragia

     É a perda de sangue do sistema circulatório. A resposta inicial do sistema cárdio-circulatório à perda aguda de sangue é um mecanismo compensatório, isto é, ocorre vasoconstrição cutânea, muscular e visceral, para tentar manter o fluxo sanguíneo para os rins, coração e cérebro, órgãos mais importantes para a manutenção da vida. Ocorre também um aumento da freqüência cardíaca para tentar manter o débito cardíaco.

      Assim, a taquicardia é muitas vezes o primeiro sinal de choque hipovolêmico. Como as catecolaminas provocam um aumento da resistência vascular periférica, a pressão diastólica tende a aumentar, ficando mais próxima da pressão sistólica. A liberação de outros hormônios nesta fase faz com que a pessoa fique extremamente pálida, com o coração disparado (taquicardia), e com o pulso fino e difícil de palpar (a pressão de pulso é dada pela diferença entre a pressão sistólica e diastólica).

Apesar de todo este mecanismo compensatório, existe um limite além do qual o organismo entra em falência. Pessoas vítimas de traumas com perdas sanguíneas importantes e que demoram para receber socorro médico podem ter isquémia temporária dos tecidos, com a liberação de substâncias típicas do metabolismo anaeróbio (sem utilização de oxigênio).

     Permanecendo mais tempo ocorre a falta de energia para manter a membrana celular normal e o gradiente elétrico. A célula, não suportando mais a isquémia, inicia a rotura de lisossomos e a auto digestão celular. O sódio e a água entram na célula, com edema celular.   
Também pode ocorrer depósito intracelular de cálcio. Não sendo revertido o processo ocorre finalmente a morte.

                                                   
                                                                                                         


Postado por: Deiseane

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Papanicolau

            Foi criado pelo Dr. George Papanicolau em 1940. É o exame que previne o câncer de colo uterino. É realizado na posição litotômica e consiste na coleta de material do colo uterico (endocérvice e fundo de saco de Douglas) que é depositado em lâminas para que a análise laboratorial possa ser efetuada. O Teste de Schiller e com iodo também auxiliam na detecção de aréas alteradas.
          Realizar pelo menos, uma semana antes da menstruação. Evitando-se rusa duchas vaginais, colocação de cremes vaginais e relações sexuais três dias antes do exame. Deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa ou não,(inclusive gestantes) pelo menos uma vez ao ano. Se o resultado do exame for negativo por trêsI anos seguidos, a mulher pode fazê-lo de 3 em 3 anos.

Fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de colo de útero: 
     
            Início precoce da atividade sexual, número elevado de parceiros sexuais, multiparidade (ter tido vários filhos), antecedentes de doença sexualmente transmissível e falta de higiene pessoal.

Material Utilizado:
  • Espéculo vaginal;
  • Luva de procedimento;
  • Escova endocervical;
  • Lâmina.
           A realização do exame pelo enfermeiro contribue significativamente para a detecção precoce  de neoplasias  ou alterações  e até mesmo de DSTs durante o exame físico e é de relevante significância, uma vez que as neoplasias constituem uma importante causa de morbidade e mortalidade no Ceará.

Fonte: http://www.orientacoesmedicas.com.br/oqueepapanicolau.asp
Postado por: Emanuelly 

Trombose

        É a formação de um trombo ( massa sólida de sangue ) resultante do processo de coagulação normal causando aumento da parede do vaso e lesão endotelial que pode alterar a fluidez do sangue e causar isquêmia de tecidos.
            Pode ocorrer em veias da superfície corporal, logo abaixo da pele (flebite) ou  em veias profundas, no interior dos músculos ( trombose venosa profunda).
É a formação de um trombo ( massa sólida de sangue ) resultante do processo de coagulação normal causando aumento da parede do vaso e lesão endotelial que pode alterar a fluidez do sangue e causar isquêmia de tecidos.             Pode ocorrer em veias da superfície corporal, logo abaixo da pele (flebite) ou  em veias profundas, no interior dos músculos ( trombose venosa profunda).


 Sintomas:

  • dor;
  • edema (inchaço) e rubor (vermelhidão) na área afetada (perna ou coxa);
  • calor e o empastamento no membro acometido (rigidez da musculatura da panturrilha).
Como prevenir?

• Nas situações em que necessite permanecer sentado por muito tempo, procure movimentar os pés como se estivesse pedalando uma máquina de costura. Faça caminhada regularmente.

• Quando estiver em pé parado, mova-se discretamente como se estivesse andando sem sair do lugar.
• Antes das viagens de longa distância, fale com seu médico sobre a possibilidade de usar alguma medicação preventiva.
• Quando permanecer acamado, faça movimentos com os pés e as pernas. Se necessário, solicite ajuda de alguém.
• Evite qualquer uma daquelas condições que favorecem a formação do coágulo dentro da veia, descritas anteriormente.
• Evite fumar e o sedentarismo.
• Controle seu peso.
• Se você necessita fazer uso de hormônios ou já foi acometido de trombose ou tem história familiar de tendência à trombose (trombofilia), consulte regularmente seu médico.
• Use meia elástica se seu tornozelo incha com freqüência.
• Nunca se automedique.
        
      O enfermeiro atua na promoção da saúde a medida que informa os pacientes sobre o  processo patológico e suas possíveis complicações e quanto ao uso de medicamentos que podem alterar o funcionamento hemodinâmico como os contraceptivos.

 Fonte: http://www.trombose.med.br/
Postado por: Emanuelly

segunda-feira, 7 de junho de 2010

CANCINOMA POR RADIAÇÃO


Conceito:
     Reação de ativação ou inativação de genes supressores de tumor que manifestam-se anos ou décadas após a exposição. Os raios UV são os mais atuantes no homem.
A melanina é responsável por filtrar os raios UV.  Podem surgir  lesões  pré-câncerosas, carcinoma basocelular, de células escamosas ou melanoma dependendo da suscetibilidade , proteção natural , intensidade  e duração da exposição a radiação. No estágio avançado invade nervos , vasos sanguíneos e linfático.


A condição no cotidiano:
     O derretimento das calotas polares  assemelha-se ao melanoma, por a  camada de ozônio ( proteção natural da terra) encontrar-se  danificada, os raios UV atuam nas geleiras modificando sua estrutura normal e causando um aumento do nível dos oceanos , comprometendo as cidades litorâneas, que correm o risco de serem inundadadas .

Postado por: Emanuelly 
OBS: Pathoscópio enf 101.3